Como o video marketing tem ajudado a alavancar as vendas dos e-commerces?

Como o video marketing tem ajudado a alavancar as vendas dos e-commerces?

As formas de se produzir e consumir conteúdos mudaram drasticamente com a chegada da internet e das redes sociais, diversos formatos e formas de divulgação foram criadas para alavancar marcas e novos negócios, entre eles o vídeo marketing

Os vídeos são uma forma muito fácil de consumo, afinal de contas, as pessoas podem ver e ouvir um vídeo enquanto realizam alguma outra tarefa, diferente da leitura que exige a total atenção da pessoa naquele momento.

Além disso, os vídeos são bem mais interativos e trazem um ar mais despojado e íntimo para quem o assiste. 

Por isso, trabalhar com vídeo marketing dentro do seu e-commerce faz toda a diferença para o aumento das suas vendas.

Se você nunca ouviu falar sobre vídeo marketing ou muito menos sobre e-commerce, não se preocupe, este artigo foi feito justamente para te ajudar neste processo.

O que é um e-commerce? 

O e-commerce surgiu há pouco tempo no mercado e por isso, não é tão conhecido pela maioria das pessoas, mas o seu conceito e resultados são surpreendentes.

Um e-commerce nada mais é do que um comércio completamente digital, ou seja, uma marca que nasceu e permanece na internet.

Um bom exemplo são as lojas de roupas, diversas pessoas abriram sites ou perfis nas redes sociais para vender ou revender peças.

Esses empreendedores não possuem um lugar fixo de vendas, a internet é o seu espaço de divulgação e relacionamento.

Os e-commerces se tornaram uma verdadeira febre por proporcionar um negócio totalmente inovador e ao mesmo tempo adaptável a estratégias de marketing usadas em outro.

O que é vídeo marketing? 

Vídeo marketing nada mais é do que um vídeo divulgando a sua marca e negócio, até aí parece algo muito simples, mas essa estratégia ganhou novos formatos para tornar um conteúdo ainda mais atraente e interativo.

Dois formatos se destacam neste meio, são eles:

  1. Vídeos demonstrativos 

Os vídeos demonstrativos nada mais são do que aqueles vídeos onde é demonstrado como usar o produto que é vendido ou como aproveitar de forma mais eficaz o serviço oferecido pela marca.

Se você é o dono de uma loja de jóias, pode produzir um vídeo ensinando como usar as jóias e acessórios da sua marca em looks para o trabalho, para festas e para outros tipos de ocasião.

Se você for um profissional da área de marketing de conteúdo, pode fazer um vídeo mostrando como produzir um conteúdo para atrair ainda mais clientes e seguidores.

Dessa forma, você coloca em prática o que ensina e mostra ainda mais autoridade dentro da sua área. 

  1. Vídeos explicativos 

Neste tipo de vídeos você não precisa colocar em prática o que ensina, apenas explicar sobre algo específico dentro do seu nicho. 

Esse formato também é muito usado, pois é mais fácil de produzir e criar ainda mais autoridade para a marca.

Portanto, você pode produzir um vídeo explicando sobre o que é inbound marketing, caso o seu produto seja um curso sobre marketing digital.

Você também pode fazer um vídeo explicando sobre como funciona o processo de criação das suas peças, caso você seja o dono de uma marca de roupas.

Esse tipo de vídeo faz com que o cliente entenda ainda mais sobre o seu negócio e veja que você realmente entende sobre o que fala, isso cria ainda mais confiança e credibilidade entre a sua marca e o seu cliente. 

Por que o vídeo marketing é tão importante?

Uma pesquisa feita pela HubSpot Research mostra que mais de 50% dos internautas preferem vídeos do que qualquer outro tipo de conteúdo. 

O YouTube está entre as três plataformas mais acessadas no mundo, e se trata de uma rede social composta somente por vídeos.

Em até 5 anos, acredita-se que o Facebook será uma rede social composta totalmente por vídeos.

Esses dados mostram como o vídeo é extremamente importante e possui um grande potencial de divulgação e fidelização de clientes.

Mesmo que pareça difícil produzir um vídeo, investir em gravações mais simples como os formatos que apresentamos acima irá ajudá-lo a crescer no meio digital, e futuramente, pagar até anúncios pagos, como o Twitter Ads, para alavancar ainda mais esses vídeos.

Benefícios do vídeo marketing

Alguns dos melhores pontos do  vídeo marketing:

  • Maior alcance;
  • Mais chances de fidelização;
  • Aumento da visibilidade;
  • Adaptação aos formatos digitais;
  • Ajuda na construção da autoridade;
  • Maior interação e engajamento.

Os vídeos marketing são peças fundamentais para te ajudar na construção da visibilidade e autoridade do seu e-commerce. 

Considerações finais

Que este artigo possa ter esclarecido suas dúvidas em relação ao vídeo marketing e te ajudado a entender a importância dele para as vendas do seu e-commerce. 

Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comments